Demanda por automação para perfuração subterrânea aquece o país e promove soluções mais versáteis e seguras para o mercado.
👉 Em sua edição nº 267, a Revista M&T trouxe uma matéria importante sobre o mercado de perfuração subterrânea e quais as soluções automatizadas disponíveis no país. A demanda por este tipo de equipamento vem se aquecendo no país, alavancando soluções mais versáteis, precisas, seguras e produtivas em projetos de construção e mineração.
👀 Veja abaixo o trecho que a Furukawa, representada pela Machbert há 10 anos no Brasil, fala sobre a utilização de Jumbos para este mercado e seu diferencial na segurança para a equipe de fortificação:
“Em jumbos de desenvolvimento – empregados na abertura de túneis –, a automação é mais interessante em soluções para construção civil, comparativamente às utilizadas na mineração, observa Francisco Jara, diretor técnico da Furukawa. Primeiramente, túneis com seções superiores a 45 m2 – mais usuais na construção – apresentam mais dificuldades para perfuração e, nesses casos, faz mais sentido o uso de recursos automatizados.
Além disso, o ambiente da mineração geralmente é mais agressivo, com mais umidade, podendo afetar conectores e sensores e comprometer o sistema de automação. “Já nos jumbos de produção empregados na mineração a automação é interessante, pois são equipamentos que trabalham com um ritmo contínuo de perfuração – e a automação pode acelerar a produção”, justifica.
Representada pela Machbert no Brasil, a Furukawa disponibiliza jumbos de perfuração cuja configuração varia entre operação totalmente manual, semi automatizada – que indica na tela a posição do braço na frente de trabalho, permitindo programação prévia da profundidade – ou totalmente automatizada, que realiza as perfurações pré-estabelecidas no diagrama de disparos. “No Japão, já temos equipamentos totalmente automatizados”, relata Jara. “Na América Latina, nossos equipamentos para construção civil saem com configuração manual, podendo escalar para a linha básica de automação, de acordo com a necessidade.”
Segundo o especialista, todavia, a automação dos jumbos não melhora necessariamente a relação de custo x benefício dos processos de escavação. Especialmente em equipamentos de desenvolvimento da mineração, ele ressalta. “Nesse caso, o maior benefício é a segurança das equipes de fortificação”, diz. “Mas nos jumbos de desenvolvimento da construção civil, o principal benefício da automatização é a precisão da perfuração.”
📌 Veja na íntegra - páginas 32 a 36: Clique Aqui
© Copyright | Desenvolvido por DellaquaDesign.
Marketing: Agência BZT